sexta-feira, 29 de maio de 2009

Hardware e Software

Há quem confunda. Outro dia, conversando com uma amiga sobre informática, esta confessou não saber a diferença entre ambos. Ao lado, outra amiga disse: "Hardware é parte do computador que você chuta e software é a parte que você xinga". Muito engraçadinha esta popular explicação, não acham? Eu também achei. Mas o fato é que, apesar de possuirem funcionalidades distintas, eles se complementam.
O hardware é o que se chama de parte física do computador, ou seja, seus componentes eletrônicos: hd, memória, processador, placas, dispositivos de entrada de dados, dentre outros. Já os softwares, são programas que instalamos na máquina para realizar as mais variadas atividades. São aglomerados de instruções que indicam aos computadores o que fazer a cada solicitação do usuário. São exemplos de software: sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac Os), compartilhadores de arquivos (Emule, Kazaa, Torrent), games (Second Life, Tibia, Tomb Raider) e muitos outros. Resumindo: software manda, hardware obedece.
Só pra descontrair e também ilustrar a explicação, assista o vídeo abaixo. Além de rir, aposto que você compreenderá melhor as funcionalidades da parte física do seu computador.
Vale à pena ver!


Read more...

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Matrimônio Digital?!

É isso mesmo! O matrimônio digital, na verdade, é o casamento realizado com o auxílio de recursos feitos na e para a internet. A cada dia cresce o número de comunidades e sites específicos sobre o assunto e são milhares os acessos diários.

O que parecia muito fora do normal hoje já está sendo posto em prática. Afinal, vivemos na era digital e exibir o casamento on-line já não soa tão estranho assim. Seus amigos que estão longe poderão se emocionar tanto quanto os presentes, não é mesmo?
Diversos são os serviços para tornar a vida dos noivos modernos menos aflita: lista de presentes on-line, convites virtuais, dicas sobre cerimonial, check list de afazeres e muitos outros são oferecidos aos pombinhos. Sem falar na possibilidade real de se ganhar dinheiro com esse tipo de negócio.
Tem alguém organizando o casório por aí? Que tal experimentar as facilidades do mundo virtual e abrilhantar o evento? Fica registrada a dica.


Read more...

sábado, 23 de maio de 2009

Eu, Você e a Comunicação Digital

Fonte: http://redeparede.com.br/users/voipmaxi



Sim, ela está entre nós. Nem sempre nos damos conta, mas sua presença em nossas vidas é diária. Refiro-me a comunicação digital e suas tecnologias da informação desenvolvidas a partir do surgimento do computador: laptop, ipod, palm top, pen drive, web cam, Orkut, facebook, Skype, Wi-Fi e muitos outros aparelhos e recursos que simplificaram nossos processos e afazeres diários.
Para uma melhor compreensão, podemos conceituar a comunicação digital como todo processo comunicativo realizado com o uso de recursos tecnológicos da informação.
A comunicação digital não está inserida, apenas, na nossa vida pessoal. Está presente, sobretudo, na nossa rotina profissional. Profissionais de diversas áreas sofreram e sofrem influências tecnológicas: médicos que utilizam equipamentos de ponta para simulações orgânicas, designers que criam com o auxílio de softwares, profissionais de marketing que desenvolvem pesquisas ou lançam produtos, publicitários que fazem uso dos novos meios para realizar campanhas, jornalistas que divulgam virtualmente as notícias, administradores que lançam mão das planilhas para controle de dados, relações públicas que promovem o conteúdo institucional e estreitam o relacionamento com os públicos, biólogos que armazenam pesquisas e assim por diante. Áreas que entrevêem novas possibilidades e se integram graças à comunicação digital.
Sabemos que uma nova cultura, a cultura da virtualidade surgiu e veio pra ficar. Por isso, é preciso compreender que novas mídias são configuradas a partir da demanda oriunda de nossas próprias necessidades e desejos de dinamizar relações. Portanto, para não ficarmos alheios ao universo virtual é preciso conhecer e ampliar os horizontes, vislumbrando a perenidade do triângulo: eu, você e a comunicação digital.

Read more...

Penso, logo blogo.

Como dizia René Descartes, filósofo francês, “Penso, logo existo.” Sim, todos nós pensamos. Todos nós estamos fadados a duvidar, analisar, criticar, construir, teorizar, praticar ou observar. Mas em tudo, reside o pensar.
Segundo Descartes, nós temos consciência de nossa existência, de nosso comportamento, de nossas atitudes, de nossos sentimentos e sensações.
Embora nos tenha indicado o caminho da dúvida como a única certeza infalível, esclareceu que a dúvida é o caminho para a descoberta de nós mesmos ou de tudo o que nos interessa saber. Apontou-nos a importância da curiosidade e da busca incessante pela verdade de fatos. Pontuou a análise e a ordenação como essenciais aos mais variados processos. Foi metódico, questionador, inquieto e perfeccionista.
O nome e o slogan deste blog foram, mui respeitosamente, inspirados neste grande pensador.
Que sua contribuição intelectual e atemporal seja sempre vista como estímulo necessário ao despertar para a busca constante de conhecimentos diversos. E que este blog seja mais um espaço virtual, onde os saberes sejam construídos e compartilhados.

Agradeço a todos que visitam o Logo Blogo.

Dany Pontes.

Read more...
<<